Depois de muitas dúvidas sobre qual carreira seguir, pois não é fácil tomar essa decisão aos 17 anos, meu pai me ajudou a escolher a melhor opção entre as que rondavam minha cabeça: Engenharia. Em 1994, com 23 anos, eu me tornava Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (hoje Centro Universitário da FEI).
Logo depois de formado, fui trabalhar na Nortel, empresa canadense que era uma referência nas vendas através de canais. Fiquei 14 anos por lá. Depois passei por outras importantes empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, segmento ao qual me dedico até hoje. Atuei em diversas funções, começando pela área técnica (treinamento e suporte) e com o tempo migrei para a área comercial (marketing, pré-vendas e vendas). Em todas elas, sempre houve um ponto em comum: cuidar de canais de vendas.
A transição de carreira, do técnico para o comercial, foi “na raça”. Sem cursos, sem preparação prévia, dormi na área técnica e de repente acordei em vendas. Aliás, ocorre dessa forma com grande parte dos profissionais no nosso segmento. Por sorte, contei com a ajuda e a orientação de gente muito competente e experiente, com boa vontade e paciência de compartilhar seu conhecimento comigo.
Passei a estudar a área de canais de vendas para poder me aprimorar em minhas funções. Tanto foi assim que minha dissertação de mestrado (concluído em 2014 no Insper), foi dedicada ao relacionamento entre fabricantes e canais e teve como título “O conflito na relação fabricante-revenda e seus efeitos na performance: uma análise para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil”.
Sempre fui muito sério e disciplinado com o trabalho e os estudos. Esse hábito de estudar muito me rendeu alguns prêmios nas escolas por onde passei, incluindo o “Prêmio Instituto de Engenharia”, como melhor aluno da turma de formandos da faculdade. Acredito que o conhecimento é o único caminho viável para a evolução das pessoas e das empresas, em todos os segmentos.
Junte-se gratuitamente à comunidade para receber conteúdos e dicas práticas sobre canais indiretos no setor de tecnologia. Além disso, obtenha atualizações exclusivas e acesso antecipado a novidades, como cursos e palestras!